Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Equilíbrio e objetividade

Pela 23ª rodada do Brasileirão, o Vasco recebeu, nesta quinta (08/09), o Coritiba em São Januário. Mesmo sem jogar muito bem, o time da cruz de malta conseguiu uma importante vitória.

Neste jogo, o Vasco foi o típico Vasco deste ano. Objetivo, sem muito papo. Não que ele tenha massacrado o Coxa, longe disso. Mas jogou com seriedade, enfrentando o adversário com respeito.

Nossa confiança na defesa voltou com o Dedé. Renato Silva não ficou tão perdido como no jogo contra América-MG, por exemplo. Voltou a referência defensiva.

Nossos volantes deram segurança a equipe com o Rômulo e Eduardo Costa. Sem contar com as belas cobranças de faltas de Juninho: em uma saiu o gol e em outra onde fez um cruzamento perfeito para Rômulo marcar.

Nas laterais, Fágner jogou com mais confianças, sabendo que Dedé estava na defesa, participou mais  efetivamente dos ataques, enquanto que a volta de Jumar na esquerda não deixou o Coritiba se criar por esse lado.

Mesmo sem jogar bem, principalmente no primeiro tempo, não temos o que reclamar do Vasco. O jogo era importante e era difícil, se perdesse iria se distanciar do líder, além de fazer aumentar a pressão em cima da equipe e no novo técnico vascaíno. Mas isso não aconteceu. O jogo era sério e sério foi jogado, sem blá blá blá. O importante era sair com os 3 pontos e se recuperar da terrível goleado sofrida no último domingo.

Normal é o Vasco sentir e cair de rendimento. Não podemos esquecer que as várias contusões atrapalham o time, como Felipe, Julinho e Alecsandro, tirando o Jumar que voltou ontem. Além disso, Dedé estava na seleção. Mesmo assim o time não deixou a peteca cair. Não temos em duas derrotas seguidas no campeonato, diferente de seus principais rivais. O time pode não ser o melhor do campeonato, mas com certeza é o mais equilibrado e que joga com objetividade e seriedade e, em termos de campeonato brasileiro geralmente o time que erra menos, que é meno irregular é que leva o caneco. Por isso que eu falo que o Vasco, hoje, é sim um candidato ao título e acho que ninguém mais tem dúvidas disso.


Rômulo é seleção!
Logo após o jogo da seleção Canarinho, nesta segunda-feira (dia 05/08) contra a seleção de Gana, houve uma convocação para a Copa Rocca deste ano e uma surpresa: Além de Dedé, já convocado para outros amistosos, foi a vez de Rômulo, nosso cão de guarda vascaíno, ser chamado pelo técnico Mano Menezes.

Convocação merecida. Não vejo nenhum volante que marque tão bem e seja bom na saída de bola.
Nas últimas atuações caiu um pouco de rendimento, junto com o time do Vasco, mas ainda é fundamental para o Vasco. É ele que segura, as vezes até sem seu companheiro de marcação no meio, Eduardo Costa, todas as subidas de Diego Souza, Juninho, e dos laterais também.

Para quem não sabe Copa Rocca é uma disputa entre Brasil e Argentina, onde cada seleção só pode ter jogadores que atuem nos Brasil e Argentina, respectivamente. Serão dois jogos: um aqui no Brasil e outro na Argentina.


Basquete
A diretoria do Vasco vem organizando um projeto para reerguer a modalidade do basquete vascaíno que durante a década de 90, principalmente, foi um dos principais times brasileiros. Um dos convidados e responsável por reestruturar todo esse projeto é o ex-técnico do próprio Vasco em uma período da década de 90, Alberto Bial. Um dos principais focos do projeto é criar núcleos para descobrir talentos e já inscrever a equipe no próximo NBB.

Grande iniciativa da atual diretoria. Não podemos pensar apenas no futebol e esquecer de todas as outras modalidades, principalmente às que o Vasco tem história como o próprio basquete, remo, natação e etc,  afinal o Vasco é uma clube e não apenas um time de futebol e nós, os torcedores, temos a missão de apoiar todas as modalidades vascaínas.

O vídeo ao lado mostra um jogo entre Vasco da Gama e San Antonio Spurs da NBA pelo McDonald's Championship de 1999, que foi uma espécie de campeonato mundial não oficial organizado pelo rede de fast food
McDonald onde reunia os campeões da Ligas da Oceania, Asiática, Sulamericana(Vasco), Italiana, NBA e Europa.


Saudações vascaínas!
Leonardo Diniz Velez
Twitter: @VascoTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário